"Tu conversarás em perfeita paz aquele cuja mente está firme em Ti" - Isaías 26;3
Tu se refere à Deus e há uma promessa nisso, que diz que: nós teremos paz, mas há um pre-suposto, e se essa pré-suposição não acontecer, a afirmação de que seremos conservados em paz não será verdadeira, então para nós termos uma mente em paz é necessário que a nossa mente esteja firme num só proposito e numa única pessoa que é Jesus. Em Provérbios 24;10 diz assim :
"Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!"
Em outra versão diz:
"Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena".
Aqui diz que haverão dias de angústias e Jesus quando advertiu seus discípulos sobre as coisas que iriam acontecer para deixa-los angustiados Ele disse:
"Tenho-vos dito isso para que em Mim tenhais paz",
o que vai de encontro com Isaías 26;3,
Mesmo em meio as angustias e as aflições, ainda assim é possível que haja paz dentro de nós, e essa paz Jesus diz que está nEle, apenas nEle encontramos essa paz.
Então, porque quando não alcançamos algo que imaginávamos nossa alma é tomada de tal forma que não encontramos nem as palavras certas para orar, e mesmo sabendo dentro de nós que Deus tem um proposito para aquilo ainda assim nossa mente não fica em paz e não conseguimos descansar em Deus ?
Uma coisa que tenho aprendido é que:
"A instrução bíblica nunca é voltada para o aspecto exterior, mas sim para o aspecto interior"
O que aconteceu para Deus não tem muita importância, mas sim como nós reagimos a essas coisas é aonde está o verdadeiro proposito, o exterior e o interior estão relacionados mas Deus olhará para dentro de você e não para a situação.
Em Isaías 30;15 Deus usa o profeta para dizer :
''No arrependimento e no descansar está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor" e ele termina dizendo "mas tu não quiseste isso".
O que é interessante nessa passagem é que a salvação do povo estava condicionada não apenas ao arrependimento mas também no descansar em Deus. É fácil perceber os nossos erros e os deixar de lado quando são coisas latentes como prostituição, mentiras etc... que seria o processo de arrependimento em que a salvação do povo estava condicionada, mas o descansar em Deus é difícil
.
O que tira essa paz em nós é uma arma muito poderosa do inimigo, é o medo. No livro Até que nada mais importe do Pastor Luciano Subirá, ele faz uma citação e comentário de Hb 2.14,15:
"Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte". Embora Satanás tenha o poder da morte, a escravidão do Maligno não era imposta pela morte em si, mas, pelo medo dela.
Então, a morte não era o real problema, nem a arma utilizada pelo inimigo, o medo era o problema e a arma que o inimigo utilizava. Os nossos desafios exteriores não são o real problema, mas sim o medo deles, medo de que tudo dê errado, de não entendermos a vontade de Deus e até o próprio "esperar" em Deus gera medo em nós.
O medo nos impede de estarmos em completa paz como diz em Isaías 26;3.
A paz que Jesus se refere não é a paz de tudo estar indo como planejávamos, de ter tudo o que queríamos, de não haver dificuldades, mas é ter a certeza da soberania de Deus, é entendermos que somos apenas um granzinho de areia e que tudo na nossa vida está nas mãos de Deus, é nessa completa paz que nossos irmãos perseguidos descansam, porque nada na vida deles está como eles queriam e mesmo assim eles estão em paz, pois a mente deles está firme no Senhor.
Então que quando nós percebemos que estamos sendo escravizados pelo medo, que nesses momentos que o inimigo vem com pensamentos de medo, que nesses momentos nossa mente esteja firme em Deus, que não haja apenas arrependimento em nosso coração mas uma mente firme no Deus Soberano que servimos.
Outros exemplos bíblicos sobre uma mente firme em Deus:
ResponderExcluirFinalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.
Filipenses 4:8,9